PROJETO: “FOLCLORE NA EDUCAÇÃO INFANTIL”
ALUNOS:
02 A 05 ANOS DE IDADE
ÁREAS DE CONHECIMENTOS:
*IDENTIDADE E AUTONOMIA
*LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
*MATEMÁTICA
*ARTE
*NATUREZA E SOCIEDADE
*MÚSICA
*MOVIMENTO
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
PARLENDA, TRAVA LÍNGUA, ADIVINHAÇÕES, CANTIGAS, ESCRITA, RECEITA,
LEITURA, LENDAS, TEXTOS INFORMATIVOS.
NATUREZA E SOCIEDADE:
BRINCADEIRAS, DIFERENTES
FORMAS DE CANTAR, BRINCAR E CONTAR HISTÓRIAS.
MOVIMENTO: DANÇA BRINCADEIRAS.
MÚSICA: CANTIGAS.
ARTE: DRAMATIZAÇÃO DE LENDAS, MÚSICAS,
MATEMÁTICA: CORES, NOÇÃO DE NÚMEROS, QUANTIDADE.
MOVIMENTO: DANÇA BRINCADEIRAS.
MÚSICA: CANTIGAS.
ARTE: DRAMATIZAÇÃO DE LENDAS, MÚSICAS,
MATEMÁTICA: CORES, NOÇÃO DE NÚMEROS, QUANTIDADE.
RECURSOS: LIVROS E TEXTOS (FONTES DE INFORMAÇÃO), MODELAGEM, PAPÉIS COLORIDOS, COLA, TESOURA, CDS COM HISTÓRIAS E CANTIGAS, BRINQUEDOS, FANTASIAS, MÁQUINA FOTOGRÁFICA, FILMAGEM
AVALIAÇÃO: A OBSERVAÇÃO DAS FORMAS DE EXPRESSÃO DAS CRIANÇAS, DE SEU ENVOLVIMENTO NAS ATIVIDADES E SATISFAÇÃO NAS PRÓPRIAS PRODUÇÕES SERÁ UM INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO QUE AJUDARÁ NA AVALIAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA.
ATIVIDADE CULMINANTE: EXPOSIÇÃO PARA OS PAIS, DO PROJETO “ FOLCLORE NA EDUCAÇÃO INFANTIL”, ATRAVÉS DE FOTOS, MATERIAIS DE PESQUISA, CARTAZES, ATIVIDADES FEITAS PELOS ALUNOS E FECHANDO DESSE PROJETO COM A APRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DE MÚSICAS, PARLENDAS, CANTIGAS.
JUSTIFICATIVA:
O SABER POPULAR É UM DOS PONTOS DE
PARTIDA PARA O FAZER PEDAGÓGICO, BUSCANDO ASSIM AMPLIAR O CONHECIMENTO, ALÉM DA
IMPORTÂNCIA DE SE PRESERVAR AS TRADIÇÕES DE UM POVO.
PROMOVER O DESENVOLVIMENTO
INTEGRAL DAS CRIANÇAS, DENTRO DE UM AMBIENTE COM PROPOSTAS LÚDICAS E DE CUNHO
EDUCATIVO, POIS A CULTURA DE UM POVO É UM BEM PRECIOSO QUE DEVE SER CULTIVADO.
OBJETIVOS:
NOSSO OBJETIVO É TRABALHAR O FOLCLORE COM
BRINCADEIRAS, MÚSICAS, PARLENDA, HISTÓRIAS, CONSIDERANDO OS CONHECIMENTOS
PRÉVIOS DOS ALUNOS A FIM DE ORGANIZAR E PLANEJAR, CRIANDO SITUAÇÕES E
ATIVIDADES QUE ENRIQUEÇAM AS POSSIBILIDADES PARA UM PROCESSO DE
APRENDIZAGEM OFERECIDA.
FOLCLORE... CONJUNTO DE USOS, COSTUMES,
FOLGUEDOS, ARTES, TÉCNICAS, LENDAS, MITOS, PROVÉRBIOS E ADIVINHAÇÕES QUE
EXPRESSAM AS MANEIRAS DE PENSAR, SENTIR E AGIR DO POVO.
ACREDITANDO NA NECESSIDADE DAS CRIANÇAS
ESTAREM EM CONTATO DESDE MUITO CEDO COM TEXTOS LITERÁRIOS, COM A PRODUÇÃO
CULTURAL, DE NOSSA SOCIEDADE É QUE PENSAMOS EM DESENVOLVER UM TRABALHO, TENDO
COMO EIXO A LINGUAGEM POÉTICA CONTIDA NOS POEMAS, POESIAS, PARLENDAS, CANÇÕES
DE NINAR E QUADRINHAS.
- REPASSAR VALORES CULTURAIS.
- RESGATAR A IMPORTÂNCIA DO FOLCLORE.
- CONHECER MÚSICAS E BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS.
- SOCIALIZAR.
- ESTIMULAR O RITMO.
- DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA.
- DESENVOLVER A CRIATIVIDADE.
O PLANEJAR:
O PROCESSO DE MONTAGEM DE UM PORTFÓLIO
AUXILIA A ENTENDER MELHOR O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A PLANEJAR
ATIVIDADES EDUCATIVAS QUE BEM ELABORADAS IRÁ GERAR UM RETORNO DE
APRENDIZAGEM DE QUALIDADE. SEGUE EM ANEXOS, PARTES DE PLANEJAMENTOS DO
PROJETO “FOLCLORE NA EDUCAÇÃO INFANTIL”.ONDE SURGIU A OPORTUNIDADE DOS NOSSOS
ALUNOS APRENDEREM E A SOCIALIZAREM OS CONTOS, POEMAS, PARLENDAS, MÚSICAS QUE
TEVE SEU PONTO DE ENCERRAMENTO NO DIA 15/08 COM APRESENTAÇÕES DOS NOSSOS ALUNOS
EM UMA GRANDE NOITE CULTURAL. “
PROJETO
FOLCLORE DESENVOLVIDO NO MATERNAL - TARDE.
TEMA:
BRINQUEDOS NO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO.
TURMA:
MATERNAL 3
IDADE:2 E
3 ANOS
DURAÇÃO:
3 SEMANAS
PROFESSORAS:
LISANDRA E ANA PAULA
JUSTIFICATIVA.
TENDO EM
VISTA QUE NOSSAS CRIANÇAS TEM MUITO CONTATO COM BRINQUEDOS ELETRÔNICOS E DE
PERSONAGENS LIGADOS A DESENHOS ANIMADOS, MUITOS DESTES QUE NÃO OFERECEM AS
CRIANÇAS POSSIBILIDADES DE TRABALHAR O IMAGINÁRIO, POIS O BRINQUEDO EM SI
BRINCA SOZINHO. A CRIANÇA PRECISA DESENVOLVER SUA IMAGINAÇÃO CRIAR BRINCADEIRAS
E POR QUE NÃO PRODUZIR SEU PRÓPRIO BRINQUEDO, LEVANDO EM CONTA ESTA REFLEXÃO
ATRAVÉS DA BONECA EMÍLIA E DO BONECO VISCONDE DE SABUGOSA PERSONAGENS DE
MONTEIRO LOBATO NO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO NOSSOS ALUNOS TERÃO A OPORTUNIDADE
DE ENTRAR NESTE MUNDO MARAVILHOSO DA FANTASIA, VIVENCIANDO A BRINCADEIRA
TRADICIONAL PASSADA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, E QUE SE TORNOU ETERNA NO FOLCLORE
BRASILEIRO.
OBJETIVO
GERAL:
COMPREENDER
QUE EXISTE BRINCADEIRAS QUE FORAM PASSADAS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, E QUE FORAM
ETERNIZADAS NAS HISTÓRIAS E PERSONAGENS DE MONTEIRO LOBATO.ASIM PERCEBENDO QUE
O FOLCLORE PODE ESTAR NAS BRINCADEIRAS.
OBJETIVO
ESPECÍFICO:
*CONHECER
MONTEIRO LOBATO;
*CONHECER
OS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO;
*PERCEBER
QUAIS ERAM AS BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS QUE NARIZINHO E PEDRINHO BRINCAVAM;
*ESCUTAR
DIVERSAS HISTÓRIAS QUE ENVOLVEM OS PERSONAGENS DO SÍTIO;
*PRODUÇÃO
DOS PERSONAGENS EMÍLIA E VISCONDE DE SABUGOSA;
*COMPREENDER
QUE SE PODE PRODUZIR O PRÓPRIO BRINQUEDO COM AUXILIO DE UM ADULTO;
*PARTICIPAR
EM SITUAÇÕES DO BRINCAR;
*APRESENTAÇÃO
DA MÚSICA “O SÍTIO DO PICA PAU AMARELO” DE GILBERTO GIL.
ETAPAS
PREVISTAS
*APRESENTAR
AOS ALUNOS QUEM FOI MONTEIRO LOBATO, CONTANDO UMA BREVE HISTÓRIA DE SUA VIDA E
OBSERVANDO SUA FOTO;
*OUVIR
HISTÓRIAS DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO E SEUS PERSONAGENS;
*OUVIR A
MÚSICA DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO;
*ENSAIAR
PARA A APRESENTAÇÃO DO FOLCLORE UTILIZANDO A MÚSICA SÍTIO DO PICA PAU AMARELO;
*ASSISTIR
AO DVD DA TURMA DO SÍTIO;
*APRESENTAR
DOS PERSONAGENS UTILIZANDO A LITERATURA;
*CONFECÇÃO
DA EMÍLIA E DO VISCONDE DE SABUGOSA COM AUXÍLIO DOS PAIS DOS ALUNOS;
*BRINCAR
COM A BONECA DE PANO E O BONECO DE MILHO;
*CONFECÇÃO
DA FANTASIA DA EMÍLIA E DO VISCONDE DE SABUGOSA COM AUXÍLIO DOS PAIS;
*APRESENTAÇÃO
DA MÚSICA DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO.
*REGISTROS
ATRAVÉS DE DESENHOS, PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E FOTOS.
AVALIAÇÃO
A
AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS PROCESSOS VIVENCIADOS PELAS
CRIANÇAS.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
REFERENCIAS
CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
GUIA
PRÁTICO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
REINAÇÕES
DE NARIZINHO VOL 1 , EDITORA GLOBO
O SÍTIO
DO PICA PAU AMARELO, EDITORA BRASILIENSE.
A PÍLULA FALANTE,
EDITORA BRASILIENSE.
O
NASCIMENTO DE VISCONDE, EDITORA BRASILIENSE.
DVD SÍTIO
DO PICA PAU AMARELO
VER SITES
PROJETO FOLCLORE - PRÉ I. PROFESSORA ELISANGELA
TEMA:
SACI-PERERÊ
ENCAMINHAMENTOS:
LITERATURAS
TRABALHADAS:
- O
SACI PERERÊ ( NOSSO FOLCLORE)
-
DEZ SACIZINHOS ( TATIANA BELINKY)
-
SACI PERERÊ (PARAISO DA CRIANÇA)
-
PEDRINHO E O SACI ( MONTEIR LOBATO)
-
OS TRES CACHIMBOS
MÚSICA:
SACI PERERÊ
DEZ SACIZINHOS
L.O.E:
LEITURA DE UM TEXTO INFORMATIVO SOBRE O SACI PERERÊ
ESCRITA DA MUSICA EM PAPELÓGRAFO
ATIVIDADES
DE TENTATIVA DE ESCRITA SOBRE O TEMA
MOVIMENTO:
IMITAR O SACI, PULAR DE UM PÉ SÓ...ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO E EQUILÍBRIO.
ARTE:
PINTURA DO SACI OBSERVANDO AS CORES PRETA E VERMELHA
CONFECCIONAR O SACI COM MASSINHA PRETA
IMPRESSÃO DAS MÃOS USANDO TINTA PRETA PARA REPRESENTAR OS 10 SACIZINHOS.
ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA DEZ SACIZINHOS.
MATEMÁTICA: A PARIR DA LITERATURA DEZ SACIZINHOS, TRABALHAR A CONTAGEM,
AGRUPAMENTOS, COMPARAÇÃO, IDENTIFICAÇÕA DOS NÚMEROS ATÉ 10, TAMANHO, CONJUNTOS,
QUANTIDADES.
BRINCAR:
BRINCAR DE FAZ DE CONTA, COM O TEMA SACI PERERÊ.
NATUREZA
E SOCIEDADE: ORIGEM DO SACI PERERÊ, TEXTO INFORMATIVO, CURIOSIDADES SOBRE O
SACI-PERERÊ.
TEXTO: QUEM
É O SACI
O
SACI-PERERÊ É UM DOS PERSONAGENS MAIS CONHECIDOS DO FOLCLORE BRASILEIRO. POSSUÍ
ATÉ UM DIA EM SUA HOMENAGEM: 31 DE OUTUBRO. PROVAVELMENTE, SURGIU ENTRE POVOS INDÍGENAS
DA REGIÃO SUL DO BRASIL, AINDA DURANTE O PERÍODO COLONIAL
(POSSIVELMENTE NO FINAL DO SÉCULO XVIII). NESTA ÉPOCA, ERA REPRESENTADO POR UM
MENINO INDÍGENA DE COR MORENA E C O SACI TRANSFORMOU-SE NUM JOVEM NEGRO
COM APENAS UMA PERNA, POIS, DE ACORDO COM O MITO, HAVIA PERDIDO A OUTRA NUMA
LUTA DE CAPOEIRA. PASSOU A SER REPRESENTADO USANDO UM GORRO VERMELHO E UM
CACHIMBO, TÍPICO DA CULTURA AFRICANA. ATÉ OS DIAS ATUAIS ELE É REPRESENTADO
DESTA FORMA.
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