PROJETO FOLCLORE NA EDUCAÇÃO INFANTIL






PROJETO: “FOLCLORE NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

ALUNOS: 02 A 05 ANOS DE IDADE
ÁREAS DE CONHECIMENTOS:

*IDENTIDADE E AUTONOMIA
*LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
*MATEMÁTICA
*ARTE
*NATUREZA E SOCIEDADE
*MÚSICA
*MOVIMENTO


 LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

     PARLENDA, TRAVA LÍNGUA, ADIVINHAÇÕES, CANTIGAS, ESCRITA, RECEITA, LEITURA, LENDAS, TEXTOS INFORMATIVOS.

 NATUREZA E SOCIEDADE:

 BRINCADEIRAS, DIFERENTES FORMAS DE CANTAR, BRINCAR E CONTAR HISTÓRIAS.
 MOVIMENTO: DANÇA BRINCADEIRAS.
 MÚSICA: CANTIGAS.
 ARTE: DRAMATIZAÇÃO DE LENDAS, MÚSICAS,
 MATEMÁTICA: CORES, NOÇÃO DE NÚMEROS, QUANTIDADE.

 RECURSOS: LIVROS E  TEXTOS (FONTES DE INFORMAÇÃO), MODELAGEM, PAPÉIS COLORIDOS, COLA, TESOURA, CDS COM HISTÓRIAS E CANTIGAS, BRINQUEDOS, FANTASIAS, MÁQUINA FOTOGRÁFICA, FILMAGEM

 AVALIAÇÃO: A OBSERVAÇÃO DAS FORMAS DE EXPRESSÃO DAS CRIANÇAS, DE SEU ENVOLVIMENTO NAS ATIVIDADES E SATISFAÇÃO NAS PRÓPRIAS PRODUÇÕES SERÁ UM INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO QUE AJUDARÁ NA AVALIAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA.

 ATIVIDADE CULMINANTE: EXPOSIÇÃO PARA OS PAIS, DO PROJETO “ FOLCLORE NA  EDUCAÇÃO INFANTIL”, ATRAVÉS DE FOTOS, MATERIAIS DE PESQUISA,   CARTAZES, ATIVIDADES FEITAS PELOS ALUNOS E FECHANDO DESSE PROJETO COM  A APRESENTAÇÕES DOS ALUNOS  DE MÚSICAS, PARLENDAS, CANTIGAS.
JUSTIFICATIVA:
    O SABER POPULAR É UM DOS PONTOS DE PARTIDA PARA O FAZER PEDAGÓGICO, BUSCANDO ASSIM AMPLIAR O CONHECIMENTO, ALÉM DA IMPORTÂNCIA DE SE PRESERVAR AS TRADIÇÕES DE UM POVO.
    PROMOVER O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS, DENTRO DE UM AMBIENTE COM PROPOSTAS LÚDICAS E DE CUNHO EDUCATIVO, POIS A CULTURA DE UM POVO É UM BEM PRECIOSO QUE DEVE SER CULTIVADO. 
OBJETIVOS:
     NOSSO OBJETIVO É TRABALHAR O FOLCLORE COM BRINCADEIRAS, MÚSICAS, PARLENDA, HISTÓRIAS,  CONSIDERANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS A FIM DE ORGANIZAR E PLANEJAR,  CRIANDO SITUAÇÕES E ATIVIDADES QUE ENRIQUEÇAM  AS POSSIBILIDADES  PARA UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM OFERECIDA.
      FOLCLORE... CONJUNTO DE USOS, COSTUMES, FOLGUEDOS, ARTES, TÉCNICAS, LENDAS, MITOS, PROVÉRBIOS E ADIVINHAÇÕES QUE EXPRESSAM AS MANEIRAS DE PENSAR, SENTIR E AGIR DO POVO.
      ACREDITANDO NA NECESSIDADE DAS CRIANÇAS ESTAREM EM CONTATO DESDE MUITO CEDO COM TEXTOS LITERÁRIOS, COM A PRODUÇÃO CULTURAL, DE NOSSA SOCIEDADE É QUE PENSAMOS EM DESENVOLVER UM TRABALHO, TENDO COMO EIXO A LINGUAGEM POÉTICA CONTIDA NOS POEMAS, POESIAS, PARLENDAS, CANÇÕES DE NINAR E QUADRINHAS.
  • REPASSAR VALORES CULTURAIS.
  • RESGATAR A IMPORTÂNCIA DO FOLCLORE.
  • CONHECER MÚSICAS E BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS.
  • SOCIALIZAR.
  • ESTIMULAR O RITMO.
  • DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA.
  • DESENVOLVER A CRIATIVIDADE.
O PLANEJAR:

 O PROCESSO DE MONTAGEM DE UM PORTFÓLIO AUXILIA A ENTENDER  MELHOR O DESENVOLVIMENTO INFANTIL  E A PLANEJAR ATIVIDADES EDUCATIVAS  QUE BEM ELABORADAS IRÁ GERAR UM RETORNO  DE APRENDIZAGEM DE  QUALIDADE. SEGUE EM ANEXOS, PARTES DE PLANEJAMENTOS DO PROJETO “FOLCLORE NA EDUCAÇÃO INFANTIL”.ONDE SURGIU A OPORTUNIDADE DOS NOSSOS ALUNOS APRENDEREM E A SOCIALIZAREM OS CONTOS, POEMAS, PARLENDAS, MÚSICAS QUE TEVE SEU PONTO DE ENCERRAMENTO NO DIA 15/08 COM APRESENTAÇÕES DOS NOSSOS ALUNOS EM UMA GRANDE NOITE CULTURAL. “


PROJETO FOLCLORE DESENVOLVIDO NO MATERNAL - TARDE.
TEMA: BRINQUEDOS NO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO.
TURMA: MATERNAL 3
IDADE:2 E 3 ANOS
DURAÇÃO: 3 SEMANAS
PROFESSORAS: LISANDRA E ANA PAULA

JUSTIFICATIVA.

TENDO EM VISTA QUE NOSSAS CRIANÇAS TEM MUITO CONTATO COM BRINQUEDOS ELETRÔNICOS E DE PERSONAGENS LIGADOS A DESENHOS ANIMADOS, MUITOS DESTES QUE NÃO OFERECEM AS CRIANÇAS POSSIBILIDADES DE TRABALHAR O IMAGINÁRIO, POIS O BRINQUEDO EM SI BRINCA SOZINHO. A CRIANÇA PRECISA DESENVOLVER SUA IMAGINAÇÃO CRIAR BRINCADEIRAS E POR QUE NÃO PRODUZIR SEU PRÓPRIO BRINQUEDO, LEVANDO EM CONTA ESTA REFLEXÃO ATRAVÉS DA BONECA EMÍLIA E DO BONECO VISCONDE DE SABUGOSA PERSONAGENS DE MONTEIRO LOBATO NO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO NOSSOS ALUNOS TERÃO A OPORTUNIDADE DE ENTRAR NESTE MUNDO MARAVILHOSO DA FANTASIA, VIVENCIANDO A BRINCADEIRA TRADICIONAL PASSADA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, E QUE SE TORNOU ETERNA NO FOLCLORE BRASILEIRO.

OBJETIVO GERAL:

COMPREENDER QUE EXISTE BRINCADEIRAS QUE FORAM PASSADAS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, E QUE FORAM ETERNIZADAS NAS HISTÓRIAS E PERSONAGENS DE MONTEIRO LOBATO.ASIM PERCEBENDO QUE O FOLCLORE PODE ESTAR NAS BRINCADEIRAS.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
*CONHECER MONTEIRO LOBATO;
*CONHECER OS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO;
*PERCEBER QUAIS ERAM AS BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS QUE NARIZINHO E PEDRINHO BRINCAVAM;
*ESCUTAR DIVERSAS HISTÓRIAS QUE ENVOLVEM OS PERSONAGENS DO SÍTIO;
*PRODUÇÃO DOS PERSONAGENS EMÍLIA E VISCONDE DE SABUGOSA;
*COMPREENDER QUE SE PODE PRODUZIR O PRÓPRIO BRINQUEDO COM AUXILIO DE UM ADULTO;
*PARTICIPAR EM SITUAÇÕES DO BRINCAR;
*APRESENTAÇÃO DA MÚSICA “O SÍTIO DO PICA PAU AMARELO” DE GILBERTO GIL.
ETAPAS PREVISTAS
*APRESENTAR AOS ALUNOS QUEM FOI MONTEIRO LOBATO, CONTANDO UMA BREVE HISTÓRIA DE SUA VIDA E OBSERVANDO SUA FOTO;
*OUVIR HISTÓRIAS DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO E SEUS PERSONAGENS;
*OUVIR A MÚSICA DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO;
*ENSAIAR PARA A APRESENTAÇÃO DO FOLCLORE UTILIZANDO A MÚSICA SÍTIO DO PICA PAU AMARELO;
*ASSISTIR AO DVD DA TURMA DO SÍTIO;
*APRESENTAR DOS PERSONAGENS UTILIZANDO A LITERATURA;
*CONFECÇÃO DA EMÍLIA E DO VISCONDE DE SABUGOSA COM AUXÍLIO DOS PAIS DOS ALUNOS;
*BRINCAR COM A BONECA DE PANO E O BONECO DE MILHO;
*CONFECÇÃO DA FANTASIA DA EMÍLIA E DO VISCONDE DE SABUGOSA COM AUXÍLIO DOS PAIS;
*APRESENTAÇÃO DA MÚSICA DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO.
*REGISTROS ATRAVÉS DE DESENHOS, PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E FOTOS.


AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS PROCESSOS VIVENCIADOS PELAS CRIANÇAS.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REFERENCIAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
GUIA PRÁTICO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
REINAÇÕES DE NARIZINHO VOL 1 , EDITORA GLOBO
O SÍTIO DO PICA PAU AMARELO, EDITORA BRASILIENSE.
A PÍLULA FALANTE, EDITORA BRASILIENSE.
O NASCIMENTO DE VISCONDE, EDITORA BRASILIENSE.
DVD SÍTIO DO PICA PAU AMARELO
VER SITES

PROJETO FOLCLORE - PRÉ I. PROFESSORA ELISANGELA

TEMA: SACI-PERERÊ
ENCAMINHAMENTOS:
LITERATURAS TRABALHADAS:
 - O SACI PERERÊ ( NOSSO FOLCLORE)
 - DEZ SACIZINHOS ( TATIANA BELINKY)
 - SACI PERERÊ (PARAISO DA CRIANÇA)
 - PEDRINHO E O SACI ( MONTEIR LOBATO)
 - OS TRES CACHIMBOS

MÚSICA: SACI PERERÊ
  
 DEZ SACIZINHOS


L.O.E: LEITURA DE UM TEXTO INFORMATIVO SOBRE O SACI PERERÊ
            ESCRITA DA MUSICA EM PAPELÓGRAFO
 ATIVIDADES DE TENTATIVA DE ESCRITA SOBRE O TEMA
MOVIMENTO: IMITAR O SACI, PULAR DE UM PÉ SÓ...ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO E EQUILÍBRIO.
ARTE: PINTURA DO SACI OBSERVANDO AS CORES PRETA E VERMELHA
             CONFECCIONAR O SACI COM MASSINHA PRETA
             IMPRESSÃO DAS MÃOS USANDO TINTA PRETA PARA REPRESENTAR OS 10 SACIZINHOS.

               ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA DEZ SACIZINHOS.

MATEMÁTICA:  A PARIR DA LITERATURA DEZ SACIZINHOS, TRABALHAR A CONTAGEM, AGRUPAMENTOS, COMPARAÇÃO, IDENTIFICAÇÕA DOS NÚMEROS ATÉ 10, TAMANHO, CONJUNTOS, QUANTIDADES.
BRINCAR: BRINCAR DE FAZ DE CONTA, COM O TEMA  SACI PERERÊ.
NATUREZA E SOCIEDADE: ORIGEM DO SACI PERERÊ, TEXTO INFORMATIVO, CURIOSIDADES SOBRE O SACI-PERERÊ.
TEXTO: QUEM É O SACI 
O SACI-PERERÊ É UM DOS PERSONAGENS MAIS CONHECIDOS DO FOLCLORE BRASILEIRO. POSSUÍ ATÉ UM DIA EM SUA HOMENAGEM: 31 DE OUTUBRO. PROVAVELMENTE, SURGIU ENTRE POVOS INDÍGENAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL, AINDA DURANTE O PERÍODO COLONIAL (POSSIVELMENTE NO FINAL DO SÉCULO XVIII). NESTA ÉPOCA, ERA REPRESENTADO POR UM MENINO INDÍGENA DE COR MORENA E C O SACI TRANSFORMOU-SE NUM  JOVEM NEGRO COM APENAS UMA PERNA, POIS, DE ACORDO COM O MITO, HAVIA PERDIDO A OUTRA NUMA LUTA DE CAPOEIRA. PASSOU A SER REPRESENTADO USANDO UM GORRO VERMELHO E UM CACHIMBO, TÍPICO DA CULTURA AFRICANA. ATÉ OS DIAS ATUAIS ELE É REPRESENTADO DESTA FORMA. 










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